Primeiro de fevereiro de dois mil e onze. 100 anos depois o governo de Puebla mudou seu partido político que antes era PRI (Partido Revolucionário Institucional) de tendência central, e a partir de hoje entra no poder o PAN (Partido Accion Nacional, de direita). O governador Rafael Moreno Valle fez seu pronunciamento há pouco, (aqui 20h e no Brasil meia noite), e enquanto isso, meu amigo mexicano Marco e eu ouvimos as promessas pela rádio nacional e logo depois pela televisão.
A cidade ficou agitada com a mudança, todos muito felizes com a eleição. Vi sorrisos de orelha a orelha de cada cidadão poblano (e como Valle disse na posse, Puebla agora é um estado livre e soberano.) Uma história que se repetiu por uma década, com alguns escândalos, entre envolvimentos do ex-governador Mario Marin Torres com o narcotráfico mexicano, e a perturbada história de pedofilia que foi revelada. Aqui deixo um vídeo explicando a situação e a prisão de uma jornalista depois de fazer um livro chamado “Los Demonios Del Eden” expondo interminável lista de pedófilos do México.
O país se enche de muita esperança e alívio por ter a chance de se tornar melhor e livre de um partido que controlou a mídia com fortes influências, e transformou o dia de hoje em um momento histórico, graças à união de pequenos partidos do Estado de Puebla. “A esperança venceu o medo. É a primeira vez que há alternância política”, diz o novo governador. A população aplaudiu orgulhosa e cantou emocionada o hino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário