sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tamales e a Candelária

Aqui no México a maioria da população é católica, por isso comemoram sempre as datas da religião. Dia 6 de janeiro foi o Dia dos Reis (uma tradição vinda da Espanha, dos reis magos que presentearam  Jesus). Neste dia aqui no México se compram várias roscas, chamadas “Roscas de los reyes”, que significa “Deus é infinito”, já que é em forma de círculo e que nunca se acaba (não tem princípio nem fim). Em cima delas são colocadas frutas cristalizadas para simbolizar dinheiro e as jóias preciosas que os reis magos deram para Jesus. Dentro de cada rosca possui um pequeno menino Jesus, simbolizado na história como o esconderijo que José e Maria fizeram para fugir de Herodes.


Reúnem-se amigos e todos comem o doce. As pessoas que tiverem a sorte de tirar o boneco de dentro da rosca são obrigadas a comprar tamales para todos os outros no dia 2 de fevereiro (que é comemorado o Dia da Candelária / a Virgem Maria da Candelária).
Tamales

Tamales são como a pamonha, uma comida feita de milho, e recheada de vários sabores. No começo de janeiro meus amigos fizeram a brincadeira, e 3 deles foram sorteados com o menino Jesus (eu ainda não estava no México).
Dani foi uma das 3 sorteadas com o menino Jesus

Semana passada foi o feriado da candelária, e a cidade se encheu de muita luz e festas.

Feira da Candelária




Perto de onde moro fizeram uma feira com comidas típicas, música e muita alegria para comemorar a data.

Marco (em pé) e Gabriel (direita) foram os outros 2 sorteados


Marcamos a reunião e comemos os tamales de feijão, mole poblano (frango / molho doce), e ervas verdes. Foi uma noite divertida de muitas risadas, tradições e descontração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário