segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Inspiração: Personagem Penélope - Castelo Rá-Tim-Bum


Penélope, a repórter cor-de-rosa, sempre foi um exemplo para mim. Primeiro porque quando a vi pela primeira vez no programa Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura eu era uma criança de 6 anos e assim como a maioria das meninas dessa idade, o meu mundo sempre foi bem colorido, principalmente rosa! 

Aquele figurino me encantava, cada detalhe das roupas que a Angela Dip usava nas gravações, muitas plumas, o cabelo pink, as unhas compridas e sempre bem feitas, o casaquinho de frio com aspecto macio, o microfone, a câmera e todo aquele mundo da televisão. Eu sempre queria saber onde ela estava, que horas ela ia aparecer na cena, o que ela ia fazer nas gravações do programa, quais seriam as notícias do dia.

Esse foi o segundo motivo que me fez gostar tanto dessa personagem especial! A comunicação esteve presente na minha vida desde a infância, via minha mãe trabalhar com isso e adorava!  

Segui o mesmo rumo, estudei Jornalismo e sou apaixonada por televisão, reportagem, produção de programas e notícias, principalmente sobre cultura.

Fico tão feliz por fazer parte da comemoração dos 20 anos de toda essa história! A homenagem que fiz à esse programa que marcou minha infância e de tantos jovens da geração anos 90, é para essa linda e simpática atriz que tive a oportunidade de conhecer em uma das edições da Virada Cultural. Salve Angela Dip! 

Música-tema:
PENÉLOPE - ROGER

Penélope na televisão

Profissional da comunicação

Se tem notícia pra dar

Ela põe logo no ar

Respeito com o telespectador

Olho grudado no televisor

Charme e eficiência

Com muita audiência

Penélope no meio de uma guerra

Em qualquer canto do planeta Terra

Pra ela é sempre uma delícia

Onde tem notícia

Penélope no Alaska ou na Nigéria

É sempre uma notícia, uma matéria

Política, lazer, poluição

Formação

Penélope ao vivo de um satélite

Na sua televisão




O Museu da Imagem e do Som de São Paulo apresenta a mostra Castelo-Rá-Tim-Bum - A exposição, uma homenagem ao programa infantil que em 2014 completa duas décadas do início de sua veiculação. Concebida pela equipe do MIS com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a mostra é um tributo ao programa que é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira.

A exposição, que ocupa dois andares é dividida em duas partes. A primeira, os visitantes podem conferir peças do acervo, muitas restauradas como objetos de cena, fotografias, figurinos dos personagens e trechos do programa que até hoje são lembrados. Depoimentos gravados pelos atores do elenco original especialmente para a exposição também complementam essa parte. 

Uma experiência lúdica vivida pelos visitantes, que podem literalmente entrar no Castelo! São mais de dez ambientes, entre eles a biblioteca e o saguão. Os bonecos originais como as botas Tap e Flap, a cobra Celeste, o Gato Pintado e o monstro Mau estão presentes para completar a magia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário