terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dia del amor y amistad

Hoje aqui no México é comemorada a data entre namorados e amigos por ser o Dia de San Valentin, enquanto nos Estados Unidos é o Valentine´s Day.



Por todo o dia vi pessoas passando com balões coloridos, flores, cartões, presentes, doces e muita alegria! Cheguei na faculdade e recebi chocolates, pirulito (de pimenta, claro! rsrs), abraços, sorrisos e mensagens no celular de amigos e amigas mexicanos!


Essa semana vi pelo país todo um grande e belo cenário romântico, cheio de corações e palavras bonitas. Até as escadas rolantes dos shopping´s estavam enfeitadas, balões de coração pelos tetos das lojas, no meio dos corredores, cardápios desenhados de cupido, propagandas de amor e muito sentimento pelos ares daqui.



Até no supermercado encontrei um bolo decorado pela data. Enfim as pessoas que não namoram também se sentem queridas com cada gesto e carinho dos amigos.





sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tamales e a Candelária

Aqui no México a maioria da população é católica, por isso comemoram sempre as datas da religião. Dia 6 de janeiro foi o Dia dos Reis (uma tradição vinda da Espanha, dos reis magos que presentearam  Jesus). Neste dia aqui no México se compram várias roscas, chamadas “Roscas de los reyes”, que significa “Deus é infinito”, já que é em forma de círculo e que nunca se acaba (não tem princípio nem fim). Em cima delas são colocadas frutas cristalizadas para simbolizar dinheiro e as jóias preciosas que os reis magos deram para Jesus. Dentro de cada rosca possui um pequeno menino Jesus, simbolizado na história como o esconderijo que José e Maria fizeram para fugir de Herodes.


Reúnem-se amigos e todos comem o doce. As pessoas que tiverem a sorte de tirar o boneco de dentro da rosca são obrigadas a comprar tamales para todos os outros no dia 2 de fevereiro (que é comemorado o Dia da Candelária / a Virgem Maria da Candelária).
Tamales

Tamales são como a pamonha, uma comida feita de milho, e recheada de vários sabores. No começo de janeiro meus amigos fizeram a brincadeira, e 3 deles foram sorteados com o menino Jesus (eu ainda não estava no México).
Dani foi uma das 3 sorteadas com o menino Jesus

Semana passada foi o feriado da candelária, e a cidade se encheu de muita luz e festas.

Feira da Candelária




Perto de onde moro fizeram uma feira com comidas típicas, música e muita alegria para comemorar a data.

Marco (em pé) e Gabriel (direita) foram os outros 2 sorteados


Marcamos a reunião e comemos os tamales de feijão, mole poblano (frango / molho doce), e ervas verdes. Foi uma noite divertida de muitas risadas, tradições e descontração!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

100 anos de partido no governo poblano

Primeiro de fevereiro de dois mil e onze. 100 anos depois o governo de Puebla mudou seu partido político que antes era PRI (Partido Revolucionário Institucional) de tendência central, e a partir de hoje entra no poder o PAN (Partido Accion Nacional, de direita). O governador Rafael Moreno Valle fez seu pronunciamento há pouco, (aqui 20h e no Brasil meia noite), e enquanto isso, meu amigo mexicano Marco e eu ouvimos as promessas pela rádio nacional e logo depois pela televisão.
A cidade ficou agitada com a mudança, todos muito felizes com a eleição. Vi sorrisos de orelha a orelha de cada cidadão poblano (e como Valle disse na posse, Puebla agora é um estado livre e soberano.) Uma história que se repetiu por uma década, com alguns escândalos, entre envolvimentos do ex-governador Mario Marin Torres com o narcotráfico mexicano, e a perturbada história de pedofilia que foi revelada. Aqui deixo um vídeo explicando a situação e a prisão de uma jornalista depois de fazer um livro chamado “Los Demonios Del Eden” expondo interminável lista de pedófilos do México.
O país se enche de muita esperança e alívio por ter a chance de se tornar melhor e livre de um partido que controlou a mídia com fortes influências, e transformou o dia de hoje em um momento histórico, graças à união de pequenos partidos do Estado de Puebla. “A esperança venceu o medo. É a primeira vez que há alternância política”, diz o novo governador. A população aplaudiu orgulhosa e cantou emocionada o hino.