quarta-feira, 31 de julho de 2013

Minhas primeiras impressões da Itália

Coliseu
Eu sempre achei que o país da “bota” era um lugar onde todo mundo comia pizza, macarrão e falava alto. E é exatamente assim! É encantador, lindo, limpo e tradicional. Em quase 1 mês de permanência na Itália, conhecemos 16 cidades e foi aquela loucura, corre pra cá, viaja pra lá, queima a pele sob o sol da toscana, fala italiano um tanto espanholado, confunde a cabeça com 5 horas de Jet Lag (fuso horário), troca dinheiro, arruma mala. Mas é sempre muito divertido!





O país tem suas belas paisagens, entre as principais cidades que visitei com minha família estão Roma, Pisa, Milão, Veneza, Firenze, Assis, Maranello, Pescara.

Assis
Milão / Firenze
No norte do país e a tradicional Toscana, encontramos caminhos de girassóis, lavanda, muitas uvas e azeitonas. A arquitetura medieval foi conservada com o passar do tempo. A Itália é um país que valoriza a caminhada e os meios alternativos de locomoção, como bicicletas e patins. Vemos até senhoras e senhores com suas bikes caminhando e felizes cultuando a saúde, porém a maioria dos italianos fuma muito, o que diminui a qualidade de vida.

Gissasóis da Toscana

A cidade de Pisa foi uma das minhas preferidas. Fiquei encantada com a Torre di Pisa, é incrível. A vi pela primeira vez a noite, toda iluminada, foi uma das visões mais lindas. Sua inclinação é charmosa, muito interessante, pude sentir uma energia muito boa. É uma cidade pequena, com um grande significado histórico para Itália. 

Pisa

Veneza é romântica e especial. As máscaras de carnaval fazem sucesso entre os turistas.

Veneza


As italianas e italianos em geral são naturalmente charmosos, e também não se importam se você vai olhar ou comentar sobre a roupa que veste. Vi até algumas mulheres com lantejoula na praia, elas são vaidosas e estão sempre arrumadas. Claro que sempre encontramos pessoas mal humoradas, aqueles italianos mais antigos que acham que o tempo não passou e tem um jeito amargo de ser, mas a maioria dos moradores foi simpática e acolhedora.

Algumas palavras são bem parecidas com nosso idioma, porém existem algumas coisas bem diferentes e até engraçadas. Quando você chega a um lugar e vai falar oi, as pessoas dizem “tchau”... rs... mas a maneira de escrever é diferente: “ciao”. Para cumprimentar alguém com beijo no rosto, o primeiro beijo é da esquerda para a direita. Essa confusão pode acabar em “selinho”. Aqui, a palavra “regina” significa rainha. Sobre o trânsito: apesar de confuso nas grandes cidades italianas, existe o respeito entre os motoristas. E se você é pedestre ou ciclista, tem prioridade em qualquer canto. Já fiz o teste: é só colocar o pé na faixa de pedestres, e os automóveis param para você passar.

Também vi muito cachorro por aqui. Todos com seus donos passeando, e nenhum cão abandonado e sem amor. A maioria dos cães é adestrada e pode passear até sem coleira. É muito bonito de ver.

A rotina na Itália é parecida com a nossa, e muitas fisionomias que vejo aqui, me lembram pessoas que conheço do Brasil, tanta nossa mistura e antepassados italianos. O supermercado com inúmeras frutas coloridas, muita fartura, massa caseira, queijos tradicionais. Eles aproveitam o espaço, até a nota fiscal é utilizada dos dois lados. E acostume-se porque aqui se paga por tudo, desde a sacolinha do mercado até o catchup do Mc Donald´s.


E para as pessoas que gostam de tomar suco nos restaurantes do Brasil, tem que se acostumar que aqui isso não é nada comum. Eles oferecem água, refrigerante ou vinho. As cantinas e tratorias são agradáveis e maravilhosas, algumas são como a imagem que temos no Brasil: a mamma cozinhando muito feliz e com fartura para os clientes saírem satisfeitos com sua arte.

Pisa

Posso dizer que a Itália é um país especial, onde conheci diversas culturas e tradições, comi pizza de metro com batata frita, conheci a cidade da fábrica da Ferrari e pude andar com minha família no teste drive e experimentei o gelato mais famoso.


Maranello

A Toscana é linda, já foi cenário de vários filmes e livros baseados em casos reais, tamanha luz e boa energia. É o país que tem uma das melhores gastronomias do mundo! Che bella pizza, pasta e gelato.
*

Visite nosso site cultural: http://www.culturallmind.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário