sábado, 5 de março de 2011

Inglês no México

Tenho um amigo mexicano, Marco Enrique Tello Grande, que leciona aulas de francês e inglês na Universidad Politecnica de Puebla. Ele me convidou para participar da aula de inglês e aproveitando a viagem, eu poderia contar à eles sobre minha vida no Brasil, costumes e tradições.
Meu amigo Marco e eu

Chegamos e cada aluno tinha tido como tarefa pensar em algumas perguntas pra mim sobre meu país (proibindo qualquer questão inadequada). Perguntavam em inglês e eu respondia em português, como uma forma de mesclar os idiomas (português, espanhol e inglês). Queriam saber como é minha rotina, o que eu estudo, quantos anos tenho, o que mais gosto no México, se eu gosto do México, se fui visitar muitos lugares em Puebla, que tipo de música eu gosto, quantos países já visitei, se o México é visto no exterior como país de narcotráfico e mortes, o que gostei de comer no México... E por ai vai!

Depois fui à classe dos alunos mais avançados de inglês, e lá eu também pude fazer perguntas à eles, porque era um grupo menor. Quando foram questionados sobre o conhecimento de algum cantor brasileiro, um dos meninos logo tirou o celular do bolso e colocou para tocar uma música do Roberto Carlos! Os mexicanos adoram, e os show´s do rei são sempre lotados aqui. Todos sem exceção gostariam de ir ao Brasil para ver o mundial de 2014, e é claro que também não podem deixar de falar do samba, carnaval e futebol. Me falam sempre do Pelé, Romário, Kaká, Ronaldinho, Dida, Roberto Carlos e Adriano. E algumas são bandas brasileiras de rock pesado que conhecem e admiram aqui no México  são Angra e Sepultura. Mostrei a eles músicas brasileiras como Lobão, Ultraje a Rigor, Fernanda Takai, Titãs, Lulu Santos, Barão Vermelho, Pitty e Maria Gadu. Acharam diferente e adoraram!

Perguntei também quais filmes mexicanos eles indicariam: Arrancame la vida, La ley the Herodes, Nicotina, El Segundo Aire, El infierno, Amores Perros, El Tigre de Santa Julia, El crimen del Padre Amaro e Beautiful.


2 comentários:

  1. Suh! Que legal! Quanto ao comentario feito por eles sobre as producoes cinematograficas mexicanas, tem razao. Amores Perros eh um otimo filme, produzido pelo diretor Alejandro Inarritu, que eh mexicano.


    Alem disso, Arrancame la vida eh um filme baseado em um livro de uma autora poblana, e a historia passa exatamente em Puebla e Cholula, alem de algumas partes na Cidade do Mexico.

    Sao historias muito diferentes, ja que sao contadas em diferentes epocas, mas que mostram muito da cultura e historia do Mexico.

    Boa sorte no seu intercambio, espero que voce continue aprendendo muito sobre o Mexico, e que nao perca nunca o interesse por conhecer mais a fundo novas culturas, porque eh isso que nos faz diferentes do resto das outras pessoas.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Suh!

    Não creio que eles gostam de Roberto Carlos..
    A maioria dos brasileiros mais jovens não gostam das músicas do Rei e eu fiquei um pouco impressionada de alguém ter uma música no celular. Eu modéstia parte adoro porque ouço desde pequenininha e a minha mãe é fascinada por ele rs.

    Adorei o post ;)
    Super Beijo!!!

    ResponderExcluir