sábado, 18 de dezembro de 2010

Fim de semestre

Mais um semestre acaba, um ano maravilhoso termina, e meu ciclo de muitos papéis sociais também! 4 anos no voluntariado de um canal de televisão, 1 ano de Jornalismo, novos amigos e muitos acontecimentos especiais. Além de muita ansiedade e coisas divertidas! Juro, minha vida ultimamente anda com mais adrenalina que um dia inteiro de brinquedos radicais em qualquer parque de diversões.


Meninas do 2º semestre

O segundo semestre de 2010 foi de muito aprendizado no curso de Jornalismo. Fiz aulas em 3 salas diferentes, no 2º, 4º e 6º semestres. As disciplinas eram Laboratório de Telejornal, Laboratório de Jornal Impresso, Técnicas de Reportagem, Jornalismo Investigativo, Laboratório de Radiojornalismo e Teoria da Comunicação II. Muito bom, adorei cada aula e cada experiência nova. Em duas dessas matérias o tema dos trabalhos foi: cães. O de Investigativo com o Brogna foi sobre denúncias de maus tratos aos animais, e na matéria do Veloso, meu grupo teve que fazer uma série de reportagens especiais. Escolhemos os temas: Números de cães no Brasil, adotar x comprar, microchipagem, como adestrar seu cão, e o último foi com histórias curiosas e emocionantes dos animais de estimação! Nosso trabalho do Jornal Impresso Na Prática foi vivenciar profissões, e a Letícia e eu fomos no centro passar por um dia de faxineira! A professora Rose Bars deu aulas teóricas, porém não menos interessantes com Dominique Wolton e Lucia Santaella e sua semiótica, pragmática e afins. Ah, e nosso trabalho de análise semântica da matéria do Tiririca.

Trabalho de análise do Estadão e da Folha: Tiririca!

Na parte de Téc. de Reportagem foi bem interessante também para aprender a fazer descrição de perfil e a escrita correta de uma boa matéria. Sem contar a van mais divertida do mundo. Gente, eu entrava nas aulas passando mal de rir, e voltava para casa com um sorriso enorme no rosto!

4º semestre e os professores Marcos Brogna e Ana Maria

Enfim, agradeço muito à todos que me ajudaram no desenvolvimento pessoal e profissional, e os que entenderam, de um jeito ou de outro, meu jeito doido porém feliz de viver e crescer! Mãe e pai... Para vcs o meu MUITO OBRIGADA emocionado!
6º semestre

 
Gravação Radiojornal

Vivenciando profissões para o Jornal Na Prática

Boletim de avaliação para o Jornal Ensaio / Laboratório de Telejornal

Simpósio de Jornalismo com a repórter da Rede Globo, Giuliana Girardi. (Rick, eu e Mari Balam)

Helen Sacconi no Simpósio de Jornalismo da Unimep / Grande admiração
  

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jornalismo e descobertas

Entrevista com Cláudia Leitte na Festa do Peão de Americana


Entrei na faculdade (PP na Unimep), fiz amigos para a vida toda, e logo no começo dos 4 anos do curso já emendei um intercâmbio para Rosário na Argentina para estudar a língua espanhola, e entrei em um voluntariado de comunicação, na antiga Horizon/Vivax, e atual Net.

Gravação Circuito Net Especial Final de Ano 2008

  Lá no canal aprendi muito, é uma televisão só feita por voluntários de várias áreas diferentes. Quantos amigos, network, aprendizado! Fui repórter, produtora, assistente, diretora de imagens, operadora de caracteres, editora e até que fui convidada para apresentar um programa chamado TV Shopping. Eu era muito tímida, mas o complemento faculdade / televisão me fez ter mais desenvoltura para falar em público e para o público. Fiquei 1 ano à frente do programa, e mais mudanças ocorreram na minha vida.


Gravação Circuito Net com Coronel Tutchenko

A coordenação do programa achou melhor a gente trocar o foco para cultura em geral. Assim formamos o Circuito Net, e com isso aprendi mais e mais. A cada treinamento de novos voluntários, uma quantidade imensa de novos amigos e colegas de trabalho, todos pelo mesmo ideal de levar informação de qualidade para a população da região.

Paralelo a isso trabalhei no Núcleo de Cultura da Unimep, com a divulgação e organização das peças de teatro e cinema que a universidade oferece. Terminei a faculdade e logo depois já comecei Jornalismo, com grande influência da nossa supervisora do canal, Patrícia Sanches. Consegui eliminar algumas matérias por conta do primeiro curso, e conheci três classes ao mesmo tempo, além de entrar com o Rick Gonçalves que estava na mesma transição Publicidade / Jornalismo.


Ilha de Edição


Gravação Circuito Net no Centro Cívico de Americana
 


Quanta gente legal nos vários semestres, pessoas ajudando uma veterana em treinamento! Foi quando a Nayara do quarto semestre me chamou para fazer parte do grupo de colaboradores do site http://www.localizeaki.com/colunistas/32/ , escrevendo artigos sobre Moda. Aceitei esse novo desafio, e foi interessante para aperfeiçoar e resgatar uma parte importante da história. 

Produção no Festival de Cinema de Paulínia

Em meio a tantas mudanças na vida, resolvi tentar fazer outro intercâmbio pela universidade. E passei na seleção! Vou estudar Jornalismo em Puebla no México ano que vem. Quero dividir com meus amigos todas as novidades que encontrar por lá e informações sobre comunicação. Daí a escolha do nome Jornal da Suh.

Matéria que os alunos do quarto semestre de Jornalismo fizeram comigo sobre o intercâmbio do México:

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A comunicação na minha vida

Sempre amei escrever. Desde criança eu achava que sabia fazer isso, e apenas desenhava coisas pensando ser um belo texto. Gostava de pintar e ler, mas escrever era minha paixão. Fazia diário, textos, escrevia cartas para os paqueras e amigos no aniversário, Natal, final de ano... Me expresso através das palavras. Ainda quando pequena fiz um livrinho chamado “Lugares Alucinantes”, com uma fada colorida na capa. Ele era a realização do que eu gostaria que acontecesse com as pessoas no mundo. A gente emagrecia de tanto comer, era todo mundo igual e feliz. Essa aptidão foi influência dos meus pais, que sempre me incentivaram a ler e escrever desde cedo.

Levo sempre comigo um bloco de anotações, agenda ou caderno que seja! Nunca se sabe quando vou ter uma inspiração, lembrar de uma frase ou ver algo legal. Pensei uma época em ser escritora, mas achei melhor deixar isso apenas como hobby. Minha mãe já trabalhava com comunicação quando eu tive que pensar sobre o que eu seria quando crescesse. Ia com ela na TV Cultura, admirava muito a televisão e tudo que tinha a ver com comunicação. Tive certeza que era alguma coisa disso, apesar de já ter pensado em ser Decoradora, Arquiteta, e Publicitária. Esse último não pensei em ser, eu sou mesmo, e me formei ano passado! Minha madrinha publicitária era uma das produtoras da TV que eu acompanhava com minha mãe. Sempre adorei a Ana Paula, achava ela linda, gostava das coisas que via ela fazendo lá. Foi um grande exemplo pra mim, e o pontapé inicial para minha escolha profissional.



Tenho mais coisas para escrever sobre minha vida profissional, e a continuação da minha mudança para Jornalismo eu posto no próximo!