sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Livro Divas no Divã


Aconselho este livro para as pessoas que querem aumentar a famosa auto-estima e encontrar motivação para o caminho da felicidade. Apesar de algumas críticas aos livros de auto-ajuda, com o humor que o livro expressa podemos aprender facilmente as lições.

São 136 páginas de uma história nomeada como Bridget Jones brasileira. Chris Linnares conta que a personagem uma vez foi reprovada na escola de dança e logo depois desistiu desse sonho. Porém, o professor havia feito isso como um teste, para ver o quanto ela tinha de determinação para seguir carreira de bailarina. Os dramas da vida da personagem seguem depois desse episódio da infância.

A autora também exemplifica a vida da mulher da vida real usando a personagem Cinderela, princesa da Disney – “... a gente só conhece a vida da Cinderela até o momento em que ela se casou. Ninguém sabe como ela ficou dez anos mais velha, depois de três filhos, se teve estrias, culote e aquele pneuzinho básico...”. Ela transformou o livro em peça teatral (em São Paulo) na qual mostrou de forma criativa e divertida a busca pelo homem ideal, intermináveis dietas e situações que quase toda mulher já passou.

Alguns trechos de destaque do livro:

  • Dizem que quem vence nem sempre é o mais talentoso, e sim quem não desiste dos sonhos.
  • Desde pequenos, somos treinados a focalizar o feio e o negativo. A maioria dos professores, ao corrigir as provas dos alunos, aponta apenas os erros, esquecendo os acertos. Muitos pais só chamam a atenção do filho quando ele faz alguma “coisa errada”. O elogio, para ser eficaz, tem de se referir à “pessoa”, não ao “objeto”. Se uma pessoa elogia o seu bom gosto e a sua beleza, apenas aceite! Não permita que sua Hiena Interior a faça acreditar apenas no que é negativo e ignorar o que é positivo. Não pense que é interesse ou mentira da outra pessoa. Responda “muito obrigada” a quem a elogiou e para você mesma diga apenas: “Eu sou mesmo!” Valorizar-se não é orgulho nem vaidade, e sim gratidão. Esse ensinamento a convida a começar a plantar uma nova semente, a semente da felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário